Desporto e Turismo de Natureza

Registo na DGES: R/Cr 381/2015

813 – Desporto

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 11800 /2017 - D.R. 2.ª série, n.º 192, de 4 de outubro de 2017.

O Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Turismo de Natureza visa a formação de profissionais capazes de conceber, planificar, organizar e acompanhar programas de Desporto e Turismo de Natureza, com autonomia para enquadrar os respetivos participantes e podendo também colaborar na gestão e controlo de instalações e equipamentos inerentes a esta área de atividade.

Exercício de funções que potenciem programas de atividades desportivas de forma lúdica, inseridas na Natureza em ambiente turístico, em unidades hoteleiras, parques de campismo, clubes de férias desportivas, concessionário de praias, empresas marítimo-desportivas e instituições da administração pública ou privada.​

3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Desporto e Turismo de Natureza, os candidatos à licenciatura em Treino Desportivo do IPMAIA serão dispensados da realização da prova.

b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​