CTeSP

Serviço Familiar e Comunitário

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

Coordenador de Curso

Pedro Miguel Afonso Gaspar

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 363/2015

Área de Educação e Formação (CNAEF)

762 - Trabalho Social e Orientação

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 11801/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 192, de 4 de outubro de 2017

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário visa formar profissionais aptos para prestar serviços e cuidados a pessoas de todas as idades (crianças, jovens, adultos e idosos) dependentes, ou não dependentes, e pessoas com deficiência, apoiando-os a nível físico, psíquico e social.

Saídas Profissionais

Apoio direto às direções técnicas de entidades como: Santas Casas da Misericórdia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Lares e Residências para Idosos, Centros Ligados à Infância, Ordens e Obras Sociais, Centros de Apoio à Deficiência e Multideficiência, Centros de Apoio a Pessoas Carenciadas e Sem Abrigo, Residências de Apoio a Vítimas de Violência, Centros de Dia, Centros de Convívio, Centros Educativos, Unidades de Reabilitação de Jovens, Escolas, Prisões e Hospitais.

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Inglês Ano / Semestre 3.º Ano / 2.º Sem ECTS 4
Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Serviço Familiar e Comunitário, os candidatos à licenciatura em Solicitadoria do IPMAIA serão dispensados da realização da prova.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​

Interessado?

Candidata-te aqui