Licenciatura

Treino Desportivo

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Biologia e Geologia (02) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) ou
Português (18)

Exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO E - Aptidão Funcional e Física (Declaração Médica).

Forma de comprovação

Declaração médica, nos termos do anexo VII da Deliberação N.º 146-A/2016 comprovativa de que satisfaz o pré-requisito, a entregar no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, na Instituição de Ensino Superior que a exige, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 31-07-2014
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

A candidatura a esta licenciatura exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO E - Aptidão Funcional e Física (Declaração Médica).

Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Treino Desportivo, de acordo com o regime de acesso e exercício da atividade de treinador desportivo, a qual depende da obtenção do Título Profissional de Treinador(a) de Desporto. A obtenção deste título exige uma Formação Geral, uma Formação Específica da modalidade escolhida pelo aluno e uma Formação Profissional, através de um estágio tutorado. Esta licenciatura visa proporcionar uma sólida formação cultural e técnico-profissional de nível superior com um plano de estudos que inclui as componentes de formação adequadas às exigências consignadas no Programa Nacional de Formação de Treinadores. Pretende-se formar treinadores desportivos competentes e aptos a orientar adequadamente o praticante e/ou as equipas na sua atividade desportiva e em competição. Serão desenvolvidas competências relativas aos domínios do treino, da competição, da gestão e da educação/formação, consubstanciadas nas capacidades de assistir, planear, organizar, conduzir e avaliar o processo do treino desportivo num contexto fundamentado pela investigação e reflexão.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Os licenciados em Treino Desportivo são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite em contextos desportivos diferenciados (desporto de participação ou de rendimento) e num envolvimento de crescente autonomia, liderar processos de treino desportivo ou integrar enquanto profissional especializado, uma equipa técnica. São exemplos: Treinador desportivo, Treinador desportivo assistente; Preparador físico; Scouting e Estatístico; Recuperador físico.​

De acordo com a Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto, os diplomados da Licenciatura em Treino Desportivo podem requerer o Título Profissional de:

  • Técnico de Exercício Físico;
  • Diretor Técnico.

Desta forma, ficam habilitados para assumir a responsabilidade técnica pela direção e orientação das atividades desenvolvidas nas instalações desportivas que prestam serviços na área da manutenção da condição física (fitness), designadamente os ginásios, academias ou clubes de saúde (healthclubs).

Reconhecimento para efeito de acesso ao Título Profissional de Treinador de Desporto, efetuado pelo IPDJ e respetivas federações desportivas

 

Modalidade Desportiva​ ​

​ ​Formação Geral

​ ​Formação Específica

Estágio​ ​

Grau I ​Grau II ​Grau I ​Grau II ​Grau I ​Grau II

​Andebol

​Atletismo

 

​​ 

​​ 

​​ 

​​ 

​​ 

​Basquetebol

​Futebol

​Futsal

​Hóquei Patins

​Natação / Natação Pura

​Rugby

​Voleibol

Aspetos Diferenciadores

O regime de acesso e exercício da atividade de treinador(a) de desporto, clarifica que deve ser estimulado o acesso dos treinadores à formação académica, incentivando as instituições superiores a participar na formação técnico-profissional.
Os docentes desta licenciatura associam um conjunto de saberes teóricos e uma forte experiência prática que proporciona ao aluno uma oportunidade de formação geral e específica abrangente, adequada ao contexto onde se vai inserir profissionalmente. A formação específica nas diversas modalidades desportivas é lecionada por docentes 'experts' da modalidade eleita pelo aluno. Estabelecem, desta forma, uma ponte eficaz entre o saber académico e a praxis quotidiana do exercício da função de treinador desportivo. Por último, a realização do estágio profissional permite ao estudante aplicar de forma supervisionada os conhecimentos adquiridos e exercer as competências que adquiriu num contexto real.
O plano de estudos prevê uma formação eclética adequada ao perfil de treinador de grau 2.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

Interessado?

Candidata-te aqui