CTeSP

Energias Renováveis e Eficiência Energética

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Registo na DGES

Requerido o registo da criação junto da DGES

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética visa formar profissionais aptos a: conceber, instalar, explorar e proceder à manutenção de instalações de sistemas com energias renováveis; a cooperar no fabrico e no comércio de equipamentos de energias renováveis; a gerir e supervisionar equipas de trabalho; a assistir tecnicamente a produção e distribuição de energia elétrica e ligações à rede; a colaborar no processo produtivo, a aplicar práticas de manutenção em máquinas e a realizar gestão de equipamentos e de consumos energéticos.

Saídas Profissionais

  • Quadro médio em empresas industriais e de serviços;
  • Chefe de departamento de manutenção e gestor de energia;
  • Chefe dos serviços técnicos;
  • Gestor público ou privado de energia;
  • Chefe de equipas multidisciplinares na área das energias renováveis e eficiência energética;
  • Responsável de serviço pós-venda em empresas produtoras ou comercializadoras de equipamentos ou serviços energéticos;
  • Técnico-comercial em empresas fornecedoras de energia e equipamentos relacionados com energias renováveis e eficiência energética;
  • Colaborador em atividades de projeto e consultadoria.

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Energias Renováveis e Eficiência Energética, os candidatos às licenciaturas em Contabilidade e Solicitadoria do IPMAIA serão dispensados da realização da prova.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​
 
(*) No prosseguimento de estudos para a licenciatura em Gestão da Manutenção e Segurança Industrial, os alunos que não tenham tido aprovação a Matemática A(19) no ensino secundário, terão de frequentar uma unidade curricular adicional de "Complementos de Matemática", cuja frequência é gratuita, independentemente de terem tido, ou não, dispensa da prova de ingresso desta licenciatura.

Interessado?

Candidata-te aqui