Mestrado

Solicitadoria

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

​​​​​​​​

Coordenadora de Curs​o

​Maria do Rosário Pereira Cardoso ​dos Anjos

Destinatários

Licenciados em Solicitadoria, Direito e outras áreas afins.

Publicação em Diário da R​​epública​

Aguarda publicação.

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 31-05-2017 
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

O Mestrado em Solicitadoria está orientado à consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes de 1º ciclo na área científica do Direito. Tem como objetivo primordial proporcionar aos mestrandos a aquisição de competências específicas nas áreas de especialização propostas: Solicitadoria Empresarial ou Solicitadoria de Execução. Por esta via, pretende-se reforçar a formação nas diversas áreas procedimentais e processuais, com particular destaque para as áreas dos procedimentos administrativos especiais (procedimentos urbanísticos e procedimentos de contratação pública, entre outros), e paralelamente sedimentar conhecimentos de direito substantivo subjacentes, fomentando o pensamento crítico, e a problematização da questão jurídica fundamental.
Este Mestrado está também fortemente orientado a potenciar a investigação aplicada em novas áreas jurídicas em desenvolvimento (propriedade horizontal, propriedade intelectual na era digital, contratação, arbitragem e mediação, entre outras), num contexto empresarial e concorrencial exposto a novos desafios. A frequência deste Mestrado permitirá o aprofundamento de conhecimentos, e logo uma maior preparação, em áreas muito relevantes para a prática das profissões jurídicas em presença, o que pode constituir um complemento crítico da formação dos mestrandos, proporcionando assim um importante auxílio no acesso às respetivas ordens profissionais. O Plano de Estudos é composto por um primeiro semestre comum, com dois ramos de especialização distintos no segundo semestre. A duração do ciclo é de dois anos, destinando-se o segundo ano à preparação da Dissertação, ou Trabalho de Projeto.
 

Saídas Profissionais

  • Exercício da Solicitadoria, na vertente empresarial e de execução;
  • Assessoria a entidades privadas e públicas e carreiras afins. ​​​

​Aspetos Diferenciadores

Como aspetos diferenciadores, destaca-se a inclusão de áreas inovadoras no plano de estudos e o prestígio do corpo docente, com comprovada experiência na formação académica na área da Solicitadoria no ensino superior, reconhecido entre os atores do mercado de trabalho. A estrutura curricular do 2º ciclo de estudos em Solicitadoria pretende dar resposta adequada às exigências de elevado grau de especialização, impostas pelo mercado de trabalho, em áreas jurídicas inovadoras, sem descurar o aprofundamento das áreas tradicionais, em constante atualização. No âmbito das parcerias existentes com a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, Associação Jurídica da Maia, Escola Galega de Administración Pública (EGAP), serão continuadas as iniciativas de organização de Conferências e Seminários sobre temas jurídicos, para atualização e formação avançada dos estudantes e dos profissionais da área.

​Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018
​​

Interessado?

Candidata-te aqui

​​