CTeSP

Acompanhamento de Crianças e Jovens

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

Coordenadora de Curso

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 363/2015

Área de Educação e Formação (CNAEF)

761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

 Publicação em Diário da República

Aviso n.º 10986/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 184, de 22 de setembro de 2017

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens visa formar profissionais aptos para orientar, apoiar e supervisionar crianças e jovens em idade escolar, trabalhando também em situação ou problema de doença, dependência, deficiência, discriminação, vulnerabilidade social ou outro tipo de diminuição ou perda de autonomia, assente em princípios deontológicos e conducentes à valorização da formação humana, à promoção da educação pessoal e cívica, bem como à aquisição e desenvolvimento de competências sociais.

Saídas Profissionais

Exercício de funções em estabelecimentos ou serviços de apoio social e educativo, públicos ou privados, como creches, jardins-de-infância, escolas do ensino básico e secundário, ATL’s, ludotecas, associações recreativas e culturais, centros de acolhimento e serviço de amas, CPCJ, clubes desportivos, entre outros.

 

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior

 

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Tecnologias da Informação e da Comunicação Ano / Semestre 1.º Ano / 1.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Introdução à Economia Ano / Semestre 1.º Ano / 2.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Traumatologia e 1.ºs Socorros Ano / Semestre 1.º Ano / 2.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Inglês Ano / Semestre 3.º Ano / 2.º Sem ECTS 4
Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Acompanhamento de Crianças e Jovens, os candidatos à licenciatura em Solicitadoria do IPMAIA serão dispensados da realização da prova.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.

​ 

Interessado?

Candidata-te aqui