Acompanhamento de Crianças e Jovens

761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 10986/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 184, de 22 de setembro de 2017

O Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens visa formar profissionais aptos para orientar, apoiar e supervisionar crianças e jovens em idade escolar, trabalhando também em situação ou problema de doença, dependência, deficiência, discriminação, vulnerabilidade social ou outro tipo de diminuição ou perda de autonomia, assente em princípios deontológicos e conducentes à valorização da formação humana, à promoção da educação pessoal e cívica, bem como à aquisição e desenvolvimento de competências sociais.

Exercício de funções em estabelecimentos ou serviços de apoio social e educativo, públicos ou privados, como creches, jardins-de-infância, escolas do ensino básico e secundário, ATL’s, ludotecas, associações recreativas e culturais, centros de acolhimento e serviço de amas, CPCJ, clubes desportivos, entre outros.

3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Tecnologias da Informação e da Comunicação Ano / Semestre 1.º Ano / 1.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Introdução à Economia Ano / Semestre 1.º Ano / 2.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Ano / Semestre ECTS
Unidades curriculares Traumatologia e 1.ºs Socorros Ano / Semestre 1.º Ano / 2.º Sem ECTS 5
Unidades curriculares Inglês Ano / Semestre 3.º Ano / 2.º Sem ECTS 4
Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Acompanhamento de Crianças e Jovens, os candidatos à licenciatura em Solicitadoria do IPMAIA serão dispensados da realização da prova.

b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.