Licenciatura

Tecnologias de Informação, Web e Multimédia

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Provas de Ingresso

Matemática A (19) ou
Matemática (16)1
  1​  Os alunos que não tenham tido aprovação a Matemática A (19) no ensino secundário, terão de frequentar uma unidade curricular adicional de “Complementos de Matemática”, cuja frequência é gratuita.

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República, Aviso n.º 9186/2016 (2ª série), Nº 140 de 22/07/2016

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  14-06-2016
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos​

Descrição

A área das Tecnologias da Informação e Comunicação é uma das mais importantes da atualidade, com um desenvolvimento ímpar em algumas das suas subáreas em Portugal. A licenciatura em Tecnologias de Informação, Web e Multimédia procura dotar os alunos de competências sólidas para a conceção, desenvolvimento e implementação de sistemas informáticos, com especial ênfase para os que incluem componentes multimédia para disponibilização na internet e em dispositivos móveis.

As matérias lecionadas neste curso, que está especialmente vocacionado para quem pretende trabalhar no desenvolvimento de produtos e serviços para dispositivos móveis e para a web, cobrem sete áreas principais:

  • Bases de dados e sistemas de informação, incluindo computação móvel, data mining, big data, e computação na nuvem (35 ECTS);
  • Programação, incluindo algoritmos e estruturas de dados, metodologias ágeis de desenvolvimento de software e gestão de projetos de software (30 ECTS);

  • Sistemas operativos e redes incluindo a sua configuração, administração e gestão (30 ECTS);

  • Tecnologias internet, incluindo componentes de back-end, front-end, geográficas e serviços baseados na localização, a desenvolver pensando em primeiro lugar nos dispositivos móveis (25 ECTS);

  • Multimédia, incluindo a produção de conteúdos, web design, usabilidade e desenvolvimento de interfaces multimédia (20 ECTS);

  • Segurança e privacidade, incluindo segurança de redes e sistemas informáticos e computação segura (15 ECTS);

  • Matemática discreta, probabilidades e estatística (10 ECTS).

 

Estas matérias são complementadas no 3º ano do curso com unidades curriculares optativas: desenvolvimento de jogos, inovação e empreendedorismo, marketing e comunicação digital, redes de sensores e a internet das coisas, realidade virtual e aumentada, etc. No último semestre do curso os alunos podem optar entre desenvolver um projeto ou realizar um estágio (10 ECTS).

Saídas Profissionais

Os licenciados em Tecnologias de Informação, Web e Multimédia  poderão exercer a sua atividade profissional designadamente como:

  • Técnico de produção de conteúdos multimédia;
  • Técnico de desenvolvimento de software;
  • Técnico de administração e gestão de redes e sistemas informáticos, incluindo os localizados na nuvem;
  • Técnico de desenvolvimento de sistemas de informação para a Web e dispositivos móveis.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

​Aspetos Diferenciadores

O curso cobre os principais temas e tecnologias utilizados no desenvolvimento de produtos e serviços para dispositivos móveis e para a web dos dias de hoje. Procurando valorizar estas competências no domínio do saber-fazer e não apenas numa dimensão teórica e conceptual, o curso recorre a laboratórios especializados e, através de parcerias, a redes de telecomunicações de nova geração e ao enquadramento dos alunos em equipas multidisciplinares num contexto empresarial.

Interessado?

Candidata-te aqui