Candidaturas Mestrados

Nesta página encontrará informações úteis que o vão ajudar na candidatura ao Mestrado.

Um curso de Mestrado proporciona uma formação técnico-científica avançada, relevante e atualizada em áreas disciplinares específicas, permitindo responder assim às progressivas exigências de especialização do mercado de trabalho.

Para tal, esta formação inclui também o envolvimento em atividades de investigação orientada e aplicada à realidade e às necessidades dos agentes socioeconómicos, enquadradas no Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, em estreita colaboração com professores, investigadores e empresas.

Os cursos de Mestrado têm normalmente a duração de 2 anos (1 ano curricular + 1 ano para elaboração de tese ou trabalho de projeto). No final deste período, o estudante obtém um diploma com o grau de Mestre. A conclusão da parte curricular do curso configura uma especialização.

Candidaturas Mestrado

Para ingressar nos cursos de 2º Ciclo (Mestrado) do Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, o candidato deve cumprir uma destas condições:

- Ser titular de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas específicas definidas para o curso de Mestrado;

- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo órgão legal e estatutariamente competente do Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;

- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado.

A candidatura tanto pode ser efetuada presencialmente ou online;​ O acesso e ingresso num curso de 2.ºCciclo (mestrado) do Instituto Politécnico da Maia -IPMAIA está sujeito a candidatura.

Os critérios gerais de seriação são:

  • Licenciatura base
  • Classificação obtida na Licenciatura
  • Experiencia profissional
  • Outros elementos curriculares relevantes

Os candidatos poderão ser submetidos a entrevista individual e/ou provas académicas de seleção.

 

 

  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Certificado de habilitações;
  • Curriculum Vitae;
  • Cartão de Cidadão ou passaporte ou outro.

 

Pode ser creditada a formação realizada no âmbito de outros 2º ciclos de estudos superiores conferentes de grau em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou estrangeiros, ou a formação obtida em licenciaturas pré-Bolonha.

Os valores correspondentes às propinas e demais emolumentos podem ser consultadosaqui.