CTeSP

Condução de Obra e Reabilitação

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

​​​​​​​​​​

Coordenador de Curso

António Luís Fonseca Carreiro

Áreas Relevantes

 A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

  • Informática ou
  • Matemática

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 53/2016

Área de Educação e Formação (CNAEF)

582 - Construção Civil e Engenharia Civil

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 3165 ,D. R. 2.ª série — N.º 49 — 9 de março de 2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Condução de Obra e Reabilitação, visa formar profissionais aptos a planear, coordenar e fiscalizar obras de construção nova e de reabilitação, de pequenas, médias ou grandes empresas de Construção Civil.

Estará também habilitado a interpretar projetos e documentos técnicos inerentes às atividades de construção, bem como compreender e avaliar patologias e coordenar ações corretivas de reabilitação e manutenção de edifícios.

Saídas Profissionais

Quadro Médio ou Superior em Empresas de Construção Civil e Reabilitação de Edifícios; Técnico de Condução de Obra; Preparador de Obra; Desenhador de Obra; Medidor Orçamentista; Responsável de Organização de Estaleiro; Coordenador de Atividades de Manutenção em Empresas do Sector Imobiliário; Atividades Técnico-Comerciais em Empresas de Materiais de Construção; Atividades Técnicas em Empresas de Especialidades da Construção Civil.

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Principais competências/Atividades

  • Após formalização de inscrição no SATAE, os diplomados pelo CTeSP em Condução de Obra e Reabilitação poderão:
  • Assumir a direção de obra e direção de fiscalização de obra até à classe 4;
  • Conferir capacidade técnica ao alvará, até à classe 4 de obra;
  • Elaborar e subscrever PSS e realizar a CSS em projetos, obras e estaleiros de construção;
  • Elaborar e subscrever projetos, direção e coordenação de estaleiros;
  • Determinar o nível de conservação de edifícios e proceder ao levantamento, registo e peritagem de patologias em edifícios;
  • Outros (sob consulta). 

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Condução de Obra e Reabilitação, verifique acima quais as licenciaturas do IPMAIA às quais se pode candidatar com dispensa da realização dessa prova de ingresso.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​

Interessado?

Candidata-te aqui