Mobilidade

Aproveita a experiência de aprendizagem noutro país.

O IPMAIA  é uma instituição de ensino superior atrativa internacionalmente, c​aptando o interesse quer dos estudantes incoming em mobilidade, quer dos estudantes internacionais.
 
 

Erasmus+

O Programa Erasmus+ é o programa europeu com maior impacto no universo académico e profissional. Entre outras ações, proporciona aos estudantes a possibilidade de fazer parte do seu curso noutra universidade europeia. O Programa Erasmus+ dá-te a oportunidade de conheceres outros países, outras culturas, ter novas experiências, adquirir novos conhecimentos e fazer novos amigos

Saber mais

Intercâmbio

O IPMAIA celebrou acordos de intercâmbio com diversas universidades de países não participantes no Programa Erasmus+ e que abrangem diferentes áreas de estudo. Por esse motivo, essas parcerias estão publicadas na Lista de Universidades Parceiras, agrupadas em "Multidisciplinar".

Os estudantes em mobilidade ao abrigo destes protocolos de cooperação não beneficiam de bolsa de mobilidade, salvo nos casos contemplados em baixo.

Os estudantes terão um Plano de Estudos pré-definido antes da partida, podendo ser ajustado aquando da chegada à Instituição de Acolhimento, de acordo com os regulamentos em vigor.

Não existe a possibilidade de fazer a avaliação por ECTS, tendo o plano de estudos de ser realizado através da correspondência direta de unidade curricular a unidade curricular.

Todos os outros procedimentos são semelhantes aos aplicáveis à mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+.

 

Programa de Bolsas Ibero – Americanas Santander Totta

O Instituto Politécnico da Maia é parceiro no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, do Banco Santander Totta. Neste enquadramento, os estudantes do IPMAIA que optarem por realizar a sua mobilidade em universidades brasileiras parceiras do IPMAIA que integrem o mesmo Programa poderão vir a beneficiar de bolsa de mobilidade ibero-americana proporcionada pelo Banco Santander Totta.

Saber Mais - Bolsas Ibero- Americanas

 Lista de Universidades Participantes

 

Programa Mobilidade AULP

O Instituto Politécnico da Maia é membro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e integra o Programa Mobilidade AULP.

Ao abrigo deste Programa, os estudantes de Licenciatura e de Mestrado do IPMAIA poderão realizar intercâmbio numa instituição de ensino superior num país de língua oficial portuguesa. Lista de Universidades Pesquisa | AULP )

Para além dos apoios dados pelas Instituições de acolhimento Tabela de Apoios (mobilidade aulp-org)  , existem bolsas às quais os estudantes se poderão candidatar:

Saber Mais - AULP | Programa Mobilidade AULP (mobilidade-aulp.org)

 

Sistema de Transferência de Créditos - ECTS

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) assenta no pressuposto de que o reconhecimento dos estudos e dos diplomas é uma condição prévia à criação de um espaço europeu mais aberto em matéria de educação e de formação.

Saber mais

Apoio Financeiro

A Maiêutica apoia a mobilidade dos estudantes do IPMAIA através da redução no valor das propinas durante o período da mobilidade. 

Os estudantes estão também isentos de propinas na Instituição de Acolhimento. Os estudantes que realizem mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+ beneficiam de uma bolsa de mobilidade atribuída pela Comissão Europeia, a qual varia consoante o nível de vida do país de acolhimento. 

Os estudantes do IPMAIA que optarem por estudar em universidades brasileiras poderão vir a beneficiar de bolsa de mobilidade ibero-americana proporcionada pelo Banco Santander Totta.

Saber mais
​​Contactos G.R.I.

Coordenadora da Mobilidade Erasmus+/Outgoing: Liliana Marques

Coordenador da Mobilidade Erasmus+/Incoming:Nilson Veiga​

Coordenadora ECTS:  Patrícia Araújo

Email: erasmus@ipmaia.pt​

Telefone: +351 22 986 60 22

​Horário G.R.I.

Segunda-feira a sexta-feir​a: 9:00h às 12.30h e das 14:00h às 17:30h​​​​​​