N2i

​​​​​​

​​

O Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia (N2i) é uma unidade orgânica de investigação, com caráter permanente, interescolas e interdisciplinar, que desenvolve atividades específicas nos domínios da investigação e formação científicas, prestando serviços à comunidade académica e comunidade em geral, assumindo-se como uma estrutura organizativa de coordenação e apoio aos projetos de investigação desenvolvidos pelos seus membros.

O N2i desenvolve as suas atividades considerando quatro objetivos fundamentais:

1. Desenvolver uma cultura vibrante de investigação.
  2. Promover a produtividade e a qualidade da investigação.
  3. Aumentar o nível de colaboração e de interdisciplinaridade.
  4. Perspetivar e incentivar a investigação próxima às comunidades.

No contexto destes objetivos, o N2i apoia investigação aplicada, de relevância estratégica, e a disseminação do conhecimento em várias áreas do saber. O apoio é realizado através de:

• Suporte a novas iniciativas de investigação através do apoio a projetos e a participações em atividades científicas.
  • Facilitação e encorajamento da interação entre os membros das diversas áreas científicas.
  • Infraestruturas de programação, computação e acesso a dados.
  • Organização de conferências nas diversas áreas do conhecimento.
  • Suporte ao desenvolvimento de competências de investigação entre os alunos e jovens investigadores.
  • Disseminação da investigação pelas agências governamentais, públicas, e comunidade científica e académica.

A nossa visão

O N2i revê-se nas orientações recentes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) com vista a reforçar e valorizar o impacto dos institutos politécnicos na sociedade e economia portuguesa. As diretrizes relativas ao "desenvolvimento de atividades e projetos de investigação e desenvolvimento baseados na experiência (i.e., "experience or practice-based research"), obrigatoriamente em estreita articulação com o tecido produtivo, social ou artístico, e orientados por temas relevantes em termos económicos e sociais locais e/ou políticas públicas específicas" (MCTES, 2016), constituem-se como vetores relevantes e orientadores no desenvolvimento do N2i.

​Contatos

Para saber mais acerca da investigação que se realiza no N2i, pode contactar diretamente:

Pedro Teques - Diretor do N2i

Avenida Carlos de Oliveira Campos - Castêlo da Maia / 4475-690 Maia