Coordenadora de Curso
Inês de Jesus Rodrigues Gonçalves
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 376/2015
Área de Educação e Formação (CNAEF)
345 – Gestão e Administração
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 10221 /2017 - D.R., 2.ª série, n.º171 de 5 de setembro de 2017.
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Contabilidade e Gestão visa formar profissionais aptos para coordenar, controlar e executar operações contabilísticas e financeiras, bem como conceber, planear, inovar, otimizar e implementar estratégias empreendedoras para dinamizar, sob a forma de apoio, o exercício da administração, gestão e criação de empresas com ética e responsabilidade social.
Saídas Profissionais
Técnico de Contabilidade, Auditor Interno, Consultor e Assessor, Quadro Médio de Gestão, Administração e Finanças em empresas públicas , privadas e ONG, Quadro Médio de Instituições Financeiras e de Seguros, Empresário / Empreendedor, Analista Financeiro.
Prosseguindo para a Licenciatura em Contabilidade (beneficiando de creditações), permite acesso à profissão de Contabilista Certificado (mediante o cumprimento dos requisitos impostos plea Ordem dos Contabilistas Certificados – OCC).
Condições de Acesso
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.