CTeSP

Coordenador de Curso

Rui Alexandre Salgado Ruela Branco Carreira

Áreas Relevantes

A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

• Informática ou
  • Matemática ou
  • Português

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 369/2015

Área de Educação e Formação (CNAEF)

213 - Audiovisuais e Produção dos Media

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 12013/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 194, de 9 de outubro de 2017.

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Produção Multimédia e Jogos Digitais visa formar profissionais aptos para conceber, planear e desenvolver produtos multimédia e jogos digitais com recurso a tecnologias específicas.

Saídas Profissionais

Exercício de funções relativas a atividades de desenvolvimento de projetos de jogos digitais e produtos multimédia, tais como programação de jogos sérios, jogos de entretenimento e aplicações multiplataforma, multimédia interativa, e-learning e realidade virtual; e atividades na área do design de jogos, design de interfaces, arte conceptual e na animação e modelação 3D.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Produção Multimédia e Jogos Digitais.

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.

Condições de Acesso

1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Produção Multimédia e Jogos Digitais, verifique acima quais as licenciaturas do IPMAIA às quais se pode candidatar com dispensa da realização dessa prova de ingresso.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do ISMAI (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​

(*)No prosseguimento de estudos para a licenciatura em Tecnologias de Informação, Web e Multimédia, os alunos que não tenham tido aprovação na prova de ingresso de Matemática A (19) no ensino secundário, terão de frequentar uma unidade curricular adicional de "Complementos de Matemática", cuja frequência é gratuita, independentemente de terem tido, ou não, dispensa da prova de ingresso desta licenciatura.

Interessado?

Candidata-te aqui