Coordenador de Curso
Sérgio Jorge Moreira Ribeiro
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 63/2016.
Área de Educação e Formação (CNAEF)
813 – Desporto
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 3549/2018 D.R, 2.ª série- N.º 55 - 19 de março de 2018
Despacho (extrato) n.º 9801/2018 - D.R 2.ª série, n.º201, de 18 de outubro de 2018
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Treino Desportivo de Jovens visa formar profissionais aptos a elaborar, gerir e supervisionar de forma autónoma e especializada, o planeamento e condução dos processos de treino, aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e desportivo de jovens atletas em diferentes modalidades desportivas.
Saídas Profissionais
Treinador desportivo de crianças e jovens em clubes e escolas de formação; coordenador de equipas técnicas e do processo de planeamento de treino e competição; gestor de equipas técnicas especializadas em avaliar a capacidade de rendimento de jovens atletas; coordenador de departamentos de desporto; gestor de equipas de promoção da atividade física e desportiva e da atividade lúdica e formativa para populações diversificada; coordenador e gestor de instalações relacionadas com o desporto.
Nota:
O CTeSP em Treino Desportivo de Jovens possibilita a obtenção do curso de Treinador de Desporto de Grau I através da via de dupla certificação, devidamente enquadrada e creditada junto do IPDJ, em algumas modalidades: Andebol; Futebol ; Natação (em processo de acreditação); Rugby e; Voleibol.
A conclusão do curso e obtenção do diploma de técnico superior profissional de Treino Desportivo de Jovens não conduz, por si só, ao reconhecimento para efeitos de atribuição de qualquer título profissional de treinador de desporto pela entidade competente – o IPDJ.