Coordenadora de Curso
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 363/2015
Área de Educação e Formação (CNAEF)
761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 10986/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 184, de 22 de setembro de 2017
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens
visa formar profissionais aptos para orientar, apoiar e supervisionar crianças e jovens em idade escolar, trabalhando também em situação ou problema de doença, dependência, deficiência, discriminação, vulnerabilidade social ou outro tipo de diminuição ou perda de autonomia, assente em princípios deontológicos e conducentes à valorização da formação humana, à promoção da educação pessoal e cívica, bem como à aquisição e desenvolvimento de competências sociais.
Saídas Profissionais
Exercício de funções em estabelecimentos ou serviços de apoio social e educativo, públicos ou privados, como creches, jardins-de-infância, escolas do ensino básico e secundário, ATL’s, ludotecas, associações recreativas e culturais, centros de acolhimento e serviço de amas, CPCJ, clubes desportivos, entre outros.
Condições de Acesso
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.