Licenciatura

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Mário Manuel Dominguez da Silva

Provas de Ingresso

Matemática (16),
ou Português (18),
ou Desenho (03)

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 9926/2018 - D.R- 2.ª série - N.º142  de 25 de julho de 2018

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos​
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  22-06-2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Desenvolvimento de Jogos Digitais. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), ao longo dos quais o estudante é conduzido à exploração de um domínio profissional técnico-artístico, levando-o à integração eficaz em equipas multidisciplinares no âmbito da criação de produtos criativos digitais de entretenimento e de comunicação.
O curso procura dotar o futuro profissional de um conjunto de competências transversais no desenvolvimento de experiências digitais
interativas. Simultaneamente, facilita um conjunto de percursos curriculares opcionais, que posteriormente convergem, potenciando hábitos
e metodologias de trabalho integrado e completo.
Esta licenciatura surge como uma resposta à emergência de necessidades de um mercado de trabalho internacional exigente, altamente
competitivo e em franca expansão.

Saídas Profissionais

Concebido de acordo com os requisitos da indústria contemporânea, o plano curricular da Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais
manifesta uma relação pragmática entre prática, teoria e metodologia; dotando os estudantes de saberes, técnicas e ferramentas de âmbito transversal, assim como permitindo a escolha de um percurso configurável em duas áreas principais de atuação:

  • Desenvolvimento e tecnologia: desenvolvimento generalizado, computação gráfica, simulação, redes de comunicação, desenvolvimento multiplataforma e geração procedimental.
  • Produção artística: ilustração, arte conceptual, modelação 3D, animação, captura de movimento, efeitos especiais, design de interação, design de níveis e ambientes, e som para ambientes virtuais.

Adicionalmente, é possível identificar como saídas profissionais suplementares deste curso as funções de gestor de projeto, técnico de qualidade, designer de jogos, designer de conteúdos e designer de experiência de utilizador, assim como produção técnica generalizada para os novos média.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

A Licenciatura Desenvolvimento de Jogos Digitais possui Protocolos de Cooperação, nomeadamente para a realização dos estágios curriculares, com as seguintes entidades:

3Decide

Amplify Creations Lda.

Audiência Zero - Assoc. Cultural

Bee Group

DCRM, Lda. (Indot Studio)

Doppio Games

Fabamaq Sistemas Informáticos Lda.

Ground Control Studios, Lda.

Helloboo Lda

Infinity Games, WebAvenue Unip. Lda.

Nerd Monkeys

LusoInfo II Multimédia, S.A.

Sketchpixel Lda.

​​Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPMAIA, proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes,
potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação às instituições e empresas do setor, no contexto de um Campus Académico com instalações de excelência.
Os estudantes nacionais poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.
A edificação de um portefólio individual completo e de qualidade é uma das maiores prioridades do curso. Esta iniciativa, suportada pela realização de um estágio garantido em empresas parceiras da indústria, é realizada no sentido de assegurar ao estudante as melhores condições
de transição para o mercado de trabalho nacional ou internacional.

Interessado?

Candidata-te aqui