EcoFitness

Introducing ecological and sustainable practices into fitness training

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/07/2022

Data de Fim
30/06/2024

Referência 101049902
Instituição Financiadora Erasmus+ / Desporto / Parcerias Colaborativas
Parceiros Entidade Promotora - Centro Superior de Formacion Europa-Sur Sa [Espanha] https://www.cesurformacion.com/quienes-somos
CESIE – Centro Studi e Iniziative Europeo (Itália) https://cesie.org/
IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia (Portugal) https://www.ipmaia.pt/pt/
Astiki Mi Kerdoskopiki Etaireia Four Elements (Grécia) https://www.4-elements.org/en/home/
Estado Em Curso
O projeto EcoFitness visa sensibilizar para o entendimento da prática desportiva como “filosofia de vida”, não só do ponto de vista físico e mental, mas também da conceção da natureza e do meio ambiente como espaço a respeitar e a tornar sustentável. EcoFitness tem por base a associação dos benefícios da prática desportiva com a sustentabilidade ambiental.

Objetivos

O projeto EcoFitness visa sensibilizar para o entendimento da prática desportiva como "filosofia de vida", não só do ponto de vista físico e mental, mas também da conceção da natureza e do meio ambiente como espaço a respeitar e a tornar sustentável. EcoFitness tem por base a associação dos benefícios da prática desportiva com a sustentabilidade ambiental.

Este projeto pretende promover um estilo de vida saudável através da prática de fitness de forma ecológica e sob o mote "Do it Yourself" (DiY) de modo a demonstrar que qualquer espaço (interior, exterior, público, privado) pode ser transformado em espaço de fitness pelos próprios participantes, através da utilização de materiais reciclados.

Simultaneamente, o projeto irá conceber várias opções de treino com exercícios audiovisuais para praticantes de fitness, em grupo ou individualmente, em ginásio ou em casa, acessíveis através de códigos QR. O projeto irá disponibilizar ainda diversas ferramentas, dicas e campanhas de consciencialização "go-green".

 

Resultados (outputs)

Diretrizes sobre como introduzir práticas sustentáveis na atividade física
Guia para treinadores de Fitness, incluindo exercícios, materiais audiovisuais e dicas para a prática de fitness "verde"
Kit EcoFitness para Praticantes de Fitness com várias opções de treino


Equipa interna do projeto

Doutor Daniel Duarte
Doutor Nuno Pimenta
Doutor António Sampaio

Daniel Fernando Teixeira da Silva Duarte
Coordenador Projeto

Licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É Diretor da Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e coordenador do Curso Técnico Superior Profissional de Lazer Desportivo. É membro do N2i – Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia e autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com as competências profissionais e liderança no desporto. É Treinador de Nível II de Futebol, certificado pela Federação Portuguesa de Futebol e Técnico de Exercício Físico certificado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Neste âmbito colabora com diferentes federações na formação de treinadores, e outras organizações na formação de professores e técnicos de exercício físico. É o coordenador do projeto Maiêutica Healthy Campus, que conduziu o Campus Académico da Maiêutica à certificação de Platina atribuída pela FISU (Federação Nacional de Desporto Universitário). É membro da Comissão de Avaliação Externa das Escolas Básicas e Secundárias da Inspeção Geral da Educação e Desporto, enquanto especialista de Ensino Superior.

Para mais informações

Coordenador Projeto