OUTSPO

Outdoor Sports in Nature for Skills Development

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/06/2022

Data de Fim
31/05/2024

Referência 101049197
Instituição Financiadora Erasmus+ / Desporto / Parcerias Colaborativas
Valor Financiamento 250.000 €
Parceiros Entidade Promotora - A.S.D. Polisportiva Europa [Itália]
Fundación Universitaria San Antonio (Ensino Superior, Espanha)
IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia (Ensino Superior, Portugal) https://www.ipmaia.pt/pt/
Talentos de Campeão (Clube Desportivo, Portugal)
Associazione Sportiva Dilettantistica Margherita Sport e Vita Basket (Clube Desportivo, Itália) https://www.msvbasket.it/
Estado Em Curso
O projeto OUTSPO visa incentivar a prática desportiva e a atividade física em contexto de Natureza para todas as idades. Estudos comprovam que as principais motivações para a prática desportiva e a atividade física se prendem com a melhoria da saúde e a sensação de bem-estar físico.

Objetivos

 O projeto OUTSPO visa incentivar a prática desportiva e a atividade física em contexto de Natureza para todas as idades. Estudos comprovam que as principais motivações para a prática desportiva e a atividade física se prendem com a melhoria da saúde e a sensação de bem-estar físico. A monitorização ligada à saúde pode assim constituir-se como uma boa estratégia para promover a prática desportiva, permitindo em simultâneo um acompanhamento personalizado. Este projeto, além de pretender aumentar as competências dos profissionais e voluntários das organizações desportivas em contexto de práticas de atividade física ao ar livre, pretende também promover a organização de eventos sustentáveis.

Resultados (outputs)

Manual de competências derivadas da prática de atividade física ao ar livre
Workshops de formação local e materiais de formação
Referencial para a organização de eventos desportivos sustentáveis
Recomendações para decisores políticos
Eventos no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2023
Materiais de comunicação, eventos, publicações

  

Equipa interna do projeto

Doutor Pedro Teques
Doutor António Samapaio

 



Pedro Humberto Araújo Teques
Coordenador Projeto

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor no Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Autor e coautor de de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana. É psicólogo acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os J.O. do Rio 2016, treinadores, árbitros e pais. É o responsável pela saúde mental no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Neste momento, colabora com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade Técnica de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Para mais informações

Coordenador Projeto