Informações no âmbito da pandemia de COVID-19.

quarta-feira, 11 março 2020

COMUNICADO A TODA A COMUNIDADE ACADÉMICA DA MAIÊUTICA (ISMAI, IPMAIA E CFLV)

24/03/2020, 15:00

MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS DE PAGAMENTO DE PROPINAS ATENDENDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS PROVOCADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19
O Conselho de Administração da Maiêutica tem acompanhado com toda a atenção o momento de crise que vivemos globalmente, estando ciente do impacto que está a ter em todas as instituições e famílias.

A Maiêutica está também a sofrer consequências deste impacto, nomeadamente tendo de incorrer em custos acrescidos de investimentos e alocação de recursos com vista a assegurar a manutenção das atividades letivas, sem deixar de manter o cumprimento das suas obrigações para com funcionários, docentes e fornecedores.

De qualquer forma, a Maiêutica (ISMAI, IPMAIA e CFLV) compreende e é sensível ao facto de que, no momento atual, surgiram constrangimentos financeiros de alguns dos seus estudantes e respetivas famílias, provocado por esta crise de saúde pública e o consequente estado de emergência em que vivemos. Assim sendo, o Conselho de Administração da Maiêutica deliberou um pacote de medidas com vista a mitigar esses efeitos, a saber:

1. Perdão total dos adicionais por mora referentes às prestações acordadas que se vençam em abril e maio, desde que estas prestações sejam liquidadas até ao final de cada mês.
  2. Às prestações que não sejam liquidadas até ao final de cada mês, acrescerá um adicional por mora no valor único simbólico de €5,00 por mês de atraso, que reverterá para a atribuição de bolsas de mérito criadas pela Maiêutica com fins sociais.
  3. O acesso à área privada dos alunos permanecerá desbloqueado, mesmo em caso de situação administrativa irregular, de forma a que os alunos nunca fiquem sem o acesso aos conteúdos das unidades curriculares e às aulas à distância.
  4.  Nos casos de dificuldade financeira extrema, e devidamente comprovada, existe a possibilidade de acordar o reagendamento/ recalendarização das prestações, bem como estudar outras possíveis soluções, designadamente o estudo sobre a viabilidade de acesso a bolsa ou financiamento bonificado.
    Esta solução implica sempre a necessidade de o interessado efetuar à Maiêutica um requerimento, que deverá ser submetido à secretaria da escola.

Esperando que possam as presentes medidas trazer algum alívio aos estudantes e respetivas famílias neste momento de constrangimento, reiteramos os nossos compromissos de manter em pleno a prestação dos nossos serviços, dentro do permitido, bem como de analisar e atender, no que for possível, a casos extraordinários de especiais dificuldades.

O Presidente do Conselho de Administração da Maiêutica,

Dr. José Manuel Matias Azevedo