Pré-Candidaturas e Candidaturas -  2020/2021
 Pré-Candidaturas:  até 31 de julho de 2020 (até 31 de julho,  desconto de 20% na candidatura)
 1ª Fase Candidaturas: 3 de agosto a 26 de agosto de 2020
 2ª Fase Candidaturas: 17 de setembro a 30 de setembro de 2020
 3ª Fase Candidaturas: 1 de outubro  a 7 de outubro de 2020
Prova de Ingresso Específica

​Concurso especial de acesso e ingresso nos 1ºos Ciclos de Estudos do IPMAIA, para titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) e Titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional

​Despacho - Provas a  realizar e Datas

​​

Candidatura - Documentos a entregar

 
Boletim de Candidatura
Serviços administrativos do IPMAIA
 
Documento(s) comprovativo(s) da titularidade da habilitação
Original ou cópia autenticada
 
Cartão de cidadão
ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte
Respetiva fotocópia
 
Fotografia 
Tipo Passe
 
Declaração Médica
Se aplicável
GRUPO E - Aptidão Funcional e Física
Candidaturas - Titular de DET / CTeSP

O concurso especial abrange os estudantes que sejam:

  • Titulares de diploma de especialização tecnológica (DET) ou titulares de diploma de técnico superior profissional (TeSP);
  •  E que, cumulativamente:
    • Na realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura de uma instituição de ensino politécnico, reúnam as condições fixadas pela instituição (incluindo, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido, a satisfação dos respetivos pré-requisitos);
    • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.
  1. Realização da prova de ingresso específica
  1. A prova de ingresso específica visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos em que o estudante pretende ingressar.
  2. A prova consiste num exame escrito com uma duração máxima de 120 minutos, com a possibilidade de realização de uma entrevista individual, conforme decisão do júri respetivo.
  3. Os referenciais programáticos são fixados anualmente por despacho do Presidente do IPMAIA
  4. A inscrição para a realização da prova é apresentada na secretaria do IPMAIA.

Possibilidade de dispensa da prova:

  1. Os candidatos titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional obtido no IPMAIA podem ser dispensados da realização da prova de ingresso específica, consoante o diploma obtido e o ciclo de estudos de 1º ciclo a que se candidatam, se assim for previamente estabelecido pelo órgão legal e estatutariamente competente do IPMAIA.
  2. No caso de titulares de Diploma de Especialização Tecnológica ou de Técnico Superior Profissional obtido noutra Instituição de Ensino Superior, a dispensa da realização de prova poderá ser considerada, mediante apresentação de requerimento dirigido ao Presidente do IPMAIA.

Despacho da prova de ingresso

b) Satisfação de pré-requisitos

Os candidatos devem satisfazer os pré-requisitos de avaliação da capacidade para a frequência das licenciaturas que assim o exijam (Desporto, Condição Física e Bem-Estar; Treino Desportivo).


Pode ser creditada a formação realizada no âmbito dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) até ao limite de metade do total dos créditos do ciclo de estudos;

Pode ser creditada a formação realizada no âmbito dos cursos de especialização tecnológica (CET) até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.


O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.