Coordenador de Curso
João Jorge Oliveira Rodrigues
Provas de Ingresso
Economia (04) ou
Geografia (09) ou
Matemáticas Aplicadas às Ciências Sociais (17)
Publicação em Diário da República
Plano de Estudos a iniciar em 2023 -
Aviso n.º 4003/2023 (2.ª série), Nº 38 de 22/02/2023
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 2023-01-12
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
Trata-se de uma licenciatura que proporciona formação avançada na área da contabilidade, destinada a dar resposta às exigências dos novos contextos e desafios tecnológicos e organizacionais.
O Plano de Estudos foi concebido de forma a proporcionar a compreensão global de outras áreas das ciências empresariais muito importantes no funcionamento da empresa e que se encontram relacionadas com a função contabilística. As exigências que se colocam aos profissionais da área da Contabilidade prendem-se com a capacidade de disponibilizar informação útil para a tomada de decisões e para a participação na vida das organizações.
Assim, para além de uma sólida formação em Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, exige-se ainda, a estes profissionais, conhecimentos de Gestão, Economia, Direito e outras áreas afins.
O Plano de Estudos contempla as unidades curriculares Simulação Empresarial I e II, equiparadas a um estágio profissional em ambiente empresarial cujo modelo satisfaz as condições definidas pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) para que os estudantes que frequentem com êxito estas unidades curriculares sejam dispensados do estágio profissional no processo de candidatura à inscrição naquela Ordem profissional.
Esta Licenciatura preenche todos os requisitos para a obtenção de competências, quer em áreas nucleares, quer em áreas complementares para o exercício da profissão de Contabilista tal como são definidas pela respetiva Ordem, dotando assim os estudantes de competências que garantam a sua empregabilidade em diferentes contextos organizacionais.
Saídas Profissionais
Os licenciados poderão exercer a sua atividade profissional designadamente como: Contabilista; Consultor Financeiro; Consultor Fiscal; Quadro de Instituições Financeiras; Técnico Superior da Administração Pública; Técnico da Administração Fiscal; Técnico de Auditoria; Controller de Gestão.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Contabilidade (1º ciclo).
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link.