Licenciatura

Solicitadoria

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Filosofia (06) ou
História (11) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 06-06-2014

Descrição

O ciclo de estudos em Solicitadoria do Instituto Politécnico da Maia - IPMAIA, herdeiro do mais antigo curso superior de Solicitadoria do país e pioneiro no alargamento da formação jurídica direcionada para além da advocacia e magistratura, prossegue o objetivo de formar profissionais do Direito altamente especializados. Se, para gerações anteriores, estudar Direito servia para ser advogado ou juiz, a evolução da sociedade e das instituições jurídicas impôs o aparecimento de técnicos superiores de competência mais especializada, determinada pela dinâmica e pelas necessidades do mercado de trabalho.

A licenciatura em Solicitadoria procura centralizar a formação baseada na prática do exercício da Solicitadoria e áreas afins, associando aquisição de conhecimentos, às diferentes atividades práticas, domínio de tecnologias de informação, bem como o desenvolvimento de competências em áreas processuais e pró jurídicas ou preventivas.

Serão desenvolvidas competências específicas para o exercício da atividade de Agente de Execução, para o exercício da procuradoria clássica do Solicitador, em representação de clientes junto de notários, conservatórias e repartições, bem como especiais competências no âmbito de partilhas de heranças e divórcios por mútuo acordo.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Esta licenciatura habilita ao acesso ao estágio da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. É desejável que, diplomados/as pelo IPMAIA, mantenham uma elevada taxa de empregabilidade e se destaquem como atualmente acontece com os/as diplomados/das do ISMAI, que, segundo dados oficiais, apresentam a situação mais favorável da região, nos cursos de Solicitadoria.

Terão como principais saídas profissionais:

  • Solicitador* - Procuradoria judicial e extrajudicial, assessoria e consultadoria, quer como profissão liberal, em prática individual ou associado, ou ainda, através da constituição de sociedade de Solicitadores;
  • Agente de Execução *;
  • Administrador Judicial **;
  • Mediador **;
  • Julgados de Paz, Família, Laboral, Consumo, Penal, Administrativa e Propriedade Industrial;
  • Administrador Privado - administração de patrimónios e heranças;
  • Administração Pública ** - central, regional, local, fundações e empresas públicas (possibilita o acesso à carreira técnica superior na Administração Pública e uma posição privilegiada nos concursos para oficiais de justiça e para a polícia judiciária);
  • Assessor de Notariado Privado - assessoria nos registos e notariado;
  • Técnico superior de conservatórias do registo predial e civil;
  • Assessor Jurídico e Técnico Superior Jurídico com a responsabilidade pelo contencioso de empresas;
  • Administrador de Insolvência;
  • Gestor e liquidatário judicial;
  • Secretário de Sociedades Comerciais;
  • Direção de Departamento Jurídico e de Recursos Humanos de Empresas;
  • Direção de Empresas e Serviços com forte caráter jurídico;
  • Mediação Imobiliária.

(*) Nos termos definidos pela Ordem de Solicitadores ver em: Condições de acesso

(**) Nos termos definidos na legislação própria, sobre acesso à atividade.​​

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em solicitadoria do Instituto Politécnico da Maia, através do seu corpo docente, altamente qualificado e experiente, é garante de qualidade de formação, o que ajuda a justificar o seu elevado potencial de empregabilidade. O pleno desenvolvimento profissional e pessoal do aluno, é privilegiado pelo relacionamento académico com docentes que também integram relevantes organizações judiciais, inserido num Campus Académico com instalações de excelência construídas especificamente e segundo os mais exigentes padrões europeus. Ao mesmo tempo, os estudantes nacionais convivem e relacionam-se com estudantes de diferentes nacionalidades, cultura e visões, com incentivos aos programas de intercâmbio internacional, através de bolsas de apoio ao estudante.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

Interessado?

Candidata-te aqui