Licenciatura

Contabilidade

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Coordenador de Curso

Paulo Alexandre Teixeira Faria Pereira Oliveira  

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Geografia (09) ou
Matemáticas Aplicadas às Ciências Sociais (17)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Submeter a nova avaliação
Data da Publicação:  30-09-2020

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Trata-se de uma licenciatura que proporciona formação avançada na área da contabilidade, destinada a dar resposta às exigências dos novos contextos e desafios tecnológicos e organizacionais.

O Plano de Estudos foi concebido de forma a proporcionar a compreensão global de outras áreas das ciências empresariais muito importantes no funcionamento da empresa e que se encontram relacionadas com a função contabilística. As exigências que se colocam aos profissionais da área da Contabilidade prendem-se com a capacidade de disponibilizar informação útil para a tomada de decisões e para a participação na vida das organizações.

Assim, para além de uma sólida formação em Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, exige-se ainda, a estes profissionais, conhecimentos de Gestão, Economia, Direito e outras áreas afins.

O Plano de Estudos contempla as unidades curriculares Simulação Empresarial I e II, equiparadas a um estágio profissional em ambiente empresarial cujo modelo satisfaz as condições definidas pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) para que os estudantes que frequentem com êxito estas unidades curriculares sejam dispensados do estágio profissional no processo de candidatura à inscrição naquela Ordem profissional.

Esta Licenciatura preenche todos os requisitos para a obtenção de competências, quer em áreas nucleares, quer em áreas complementares para o exercício da profissão de Contabilista tal como são definidas pela respetiva Ordem, dotando assim os estudantes de competências que garantam a sua empregabilidade em diferentes contextos organizacionais.

Saídas Profissionais

Os licenciados poderão exercer a sua atividade profissional designadamente como: Contabilista; Consultor Financeiro; Consultor Fiscal; Quadro de Instituições Financeiras; Técnico Superior da Administração Pública; Técnico da Administração Fiscal; Técnico de Auditoria; Controller de Gestão.​

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Contabilidade (1º ciclo).

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.

A licenciatura em Contabilidade possui um Protocolo de Cooperação,  com a Ordem dos Contabilistas Certificados

Aspetos Diferenciadores

Conforme se pode constatar na página oficial da OCC, esta licenciatura:

  • Integra a Lista de Habilitação Académica Reconhecida pela OCC;

  • Integra a Listagem dos Cursos com Protocolo de Dispensa de Estágio.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

 

Interessado?

Candidata-te aqui