ActivU

Activate Healthy Lifestyle through Counselling for You

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/01/2020

Data de Fim
30/06/2022

Referência 613651-EPP-1-2019-1-PT-SPO-SCP

Instituição Financiadora Programa Erasmus+ / Desporto / Parcerias Colaborativas
Valor Financiamento 341.830 €
Parceiros Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / IPMAIA (entidade promotora)
Fundacion Universidad Internacional Isabel I de Castilla (Espanha) https://www.ui1.es/fundacion-universidad-isabel-i
Associazone Sportiva Dilettantistica  Margherita Sport e Vita (Itália) http://www.msvbasket.it/
Visoka Poslovna Skola Par (Croácia) https://par.hr/
E-Seniores: Initiation des Seniores aux NTIC Association (França) http://www.e-seniors.asso.fr/
Nordic European Mobility  (Suécia) http://www.nordiceumobility.eu/
Stichting European Football for Development Network (Países Baixos) https://www.efdn.org/
Association Sport for all Vojvodina (Sérvia) https://sportzasve.org/english/

Estado Em Curso
ActivU visa encorajar a prática de atividade física como base de um estilo de vida ativo e saudável por parte de cidadãos seniores anteriormente ativos, através de práticas de aconselhamento e da disponibilização de recursos online.
Objetivos

O projeto ActivU visa encorajar a prática de atividade física como base de um estilo de vida ativo e saudável por parte de cidadãos seniores anteriormente ativos, através de práticas de aconselhamento e da disponibilização de recursos online. O projeto prevê a dinamização de uma comunidade de prática, o desenvolvimento de conteúdos formativos em formato e-learning, formação especializada, aplicação de ferramentas de auto-conhecimento, bem como a sensibilização dos diversos stakeholders na área do desporto. O projeto irá disponibilizar formação e certificação a profissionais que irão assumir o papel de treinadores/formadores e identificar também o perfil do cidadão sénior anteriormente ativo.

 

Resultados (outputs)

O1. Systematic review analysis of current practices

O2. Profile identification analysis of former active citizens

O3. Self-report - short-form screening measure

O4. E-Modules: Online Education and Training for Trainers

O5 Massive Open Online Course (MOOC)

O6. Practical manual on health-related behaviours for former active citizens

O7. Handbook of best practices in promotion of health-related behaviours for Former Active People

 Website projeto

 

 

O ActivUActivate Healthy Lifestyle througth Counselling for You  é um projeto Europeu dinamizado pelo Instituto Politécnico da Maia,  cujo propósito é encorajar a prática de atividade física e estilos de vida saudáveis, em indivíduos seniores (maiores de 60 anos).

Um dos propósitos do projeto é o desenvolvimento de um estudo que pretende perceber a experiência da população sénior relativamente a comportamentos de saúde e estilos de vida saudáveis.

 

Se tem mais de 60 anos pode ajudar-nos a aumentar o conhecimento nesta área, com o preenchimento de um breve questionário, através do seguinte link:  

 https://forms.gle/UiNzQAjxAK36e5YZ8

 

Equipa interna do projeto

Doutor Pedro Teques (coordenador do projeto)
Doutora Andreia Teques
Doutora Joana Carreiro
Doutor Daniel Duarte
Dra. Claudia Azevedo

 

 

Erasmus+.jpg
Pedro Humberto Araújo Teques
Coordenador Projeto

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor no Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) e Instituto Universitário da Maia (ISMAI). Autor e coautor de de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana. É psicólogo acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os J.O. do Rio 2016, treinadores, árbitros e pais. É o responsável pela saúde mental no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Neste momento, colabora com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade Técnica de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Notícias
Eventos
Para mais informações

Coordenador Projeto