Apresentação

 Caros Professores, Investigadores e Estudantes,

  As XXIII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) realizar-se-ão em articulação com as associações ibéricas X Galego-Português e IV Luso-Andaluz de Psicología de la Actividad Física y el Deporte. Este modelo permitirá organizar o maior evento ibérico de psicologia do desporto, congregando contributos científicos de investigadores portugueses e/ou espanhóis.
O mote das jornadas – “União ibérica da psicologia do desporto: História e futuro” – remete-nos para um ideário científico familiar, mas que é sempre oportuno convocar. Por um lado, aquele que nos recorda que, ao contrário dos postulados Mertonianos, a ciência se consuma através da prática e ações concretas dos seus agentes. Por outro, aquele que nos desperta para a importância da compreensão da in/variabilidade de comportamentos humanos e processos mentais em diferentes contextos ou matrizes culturais.
Prof. Doutor Célio Sousa
Presidente do Instituto Politécnico da Maia.
As dialéticas cognitivas, psicoemocionais e psicossociais que se colocam aos e entre os agentes relevantes envolvidos na prática desportiva exprimir-se-ão certamente em todos os contextos, mas não forçosamente com as mesmas configurações. Explorar, reconhecer e procurar encontrar modelos explicativos para esses diferentes figurinos, e para as diferentes nuances, matizes e idiossincrasias que os poderão explicar, ganha contornos específicos quando o objeto de estudo são os contextos desportivos, do exercício e da atividade física.
 Estas jornadas constituem assim um desafio organizativo movido pela ambição de esbater fronteiras geográficas para alargar territórios de reflexão. A partilha ativa dos resultados de estudos realizados sob a égide de diferentes referenciais ontológicos e/ou epistemológicos contribuirá para o enriquecimento da disciplina, dos seus representantes e de todos os participantes.
Num momento histórico em que a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida se revela indissociável do desporto, exercício e atividade física, a psicologia do desporto assume aqui uma importância capital. A performance desportiva afeta os estados mentais e emocionais, e vice-versa: o bem-estar subjetivo dos atletas influi nas suas prestações desportivas. Assim, compreender causas e efeitos mediadores e/ou moderadores desta relação, e os seus contextos, processos, dinâmicas, e resultados, revela-se indispensável para a sua otimização, seja através de ações de aconselhamento direto (atletas), seja através de intervenções dirigidas aos demais agentes (equipas técnicas, gestores desportivos, famílias).
O Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, enquanto instituição de ensino superior politécnica responsável pela formação de treinadores, técnicos de exercício físico, diretores técnicos, e demais profissionais especializados em ciências do desporto, congratula-se com a organização destas jornadas ibéricas, que, além da promoção e difusão de conhecimento científico disciplinar, celebra também a importância do desenvolvimento de relações transfronteiriças neste domínio.
O sucesso destas jornadas cabe naturalmente à sua comissão organizadora e a todos os participantes que, em diferentes qualidades, encontrarão aqui um terreno fértil de aprendizagem e valorização académica, pessoal e também profissional.
Contamos convosco!

Ler mais... Ler menos...
 Mais uma vez temos enorme prazer em dar as boas-vindas a todos os participantes das 23ªs Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. 
A Psicologia do Desporto tem vindo a afirmar-se na nossa sociedade, em particular no mundo desportivo, e a necessidade de aprofundar o conhecimento científico e profissional nesta área, bem como de o divulgar a todos os interessados, tem um espaço privilegiado na Sociedade de Psicologia do Desporto. Constituímos, em Portugal, o centro nevrálgico deste desenvolvimento, promovendo o desenvolvimento de uma comunidade científica e profissional cada vez mais extensa, qualificada e ativa. 
António Rosado
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
Como o conhecimento não tem fronteiras, acentuamos uma tendência, que já tínhamos iniciado, mas que a pandemia, de algum modo, inibiu, de busca de parcerias internacionais e de trabalho em conjunto com organizações com a mesma missão.  Desta vez contamos com a participação ativa de representantes da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto e da Associação de Psicologia do Desporto Andaluza, que se nos juntam neste grande encontro da Psicologia do Desporto. Acrescem, ainda, outros convidados de relevo no panorama internacional da Psicologia do Desporto. Também a eles o nosso obrigado.
Como habitualmente, teremos um evento de elevado nível científico e profissional, com apresentação de trabalhos de investigação de nível internacional e, também, um espaço para a promoção da investigação de novos investigadores, de que o Prémio "António de Paula Brito", ao melhor trabalho de investigação apresentado por um jovem investigador, é exemplo. Fica o convite para concorrerem.
Deixo expresso o meu agradecimento à Comissão Organizadora, aos colegas e amigos que, com elevada paixão e competência, dão corpo à concretização destas Jornadas e convido todos os interessados na Psicologia do Desporto e do Exercício para estarem presentes na Maia e aproveitarem esta oportunidade ímpar de convívio entre colegas e amigos.
Ler mais... Ler menos...


Sociedade Portuguesa Psicologia do Desporto Asociación de Psicología del Deporte de Andalucía  Asociacion Galega de Psixoloxia da Actividade Física e Deporte