Presidente

​O Instituto Politécnico da Maia, IPMAIA, é a mais jovem instituição privada de ensino superior politécnico do país.

O IPMAIA integra duas escolas: a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e a Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto. A sólida, atrativa e diferenciada oferta formativa destas duas Escolas é reveladora da sua vocação: qualificar os alunos para que estes possam intervir, de forma esclarecida, responsável e proactiva nas suas profissões. Os CTeSP ilustram bem este propósito, porquanto são cursos de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações, com a duração de dois anos, e que incluem um semestre de formação em contexto real de trabalho. Sendo cursos superiores, permitem também o prosseguimento de estudos para Licenciaturas, algumas delas já existentes no IPMAIA.


A forte ligação do corpo docente do IPMAIA, altamente especializado e qualificado, ao tecido empresarial, industrial, desportivo e associativo do norte do país, confere à formação que ministramos um sentido, uma dinâmica e uma capacidade de intervenção distintamente superiores. Consideramos que, estando próximos dos mais relevantes agentes económicos e sociais da região, motivamos os alunos a compreender melhor as suas necessidades, os seus problemas e, consequentemente, as soluções de que estes necessitam nas suas organizações.

A organização de toda a oferta formativa do IPMAIA tem como principal preocupação a criação de planos de estudos inovadores, diferenciadores e modernos, quer pela natureza tendencialmente aplicada e fundamentada dos seus conteúdos, quer pela qualidade dos recursos existentes. Desta forma, estes contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes que favorecem a formação de profissionais qualificados e especializados no desenvolvimento de atividades de natureza técnica e operacional, consistentes com as exigências de um mercado de trabalho local, nacional ou internacional exigente e dinâmico.


A formação e sucesso dos alunos são a nossa maior responsabilidade social. Sabemos que o prestígio do IPMAIA depende do sucesso deles. E vice-versa. É para isso que trabalhamos diariamente!

 

O Presidente,

Célio Alberto Sousa